quarta-feira, 21 de março de 2012

Benchmarking

O tipo de Benchmarking que se enquadra no caso da Xerox do Brasil é o interno, pois após muitas reuniões de verificação e pesquisas de como e quando utilizar as estratégias para aperfeiçoar seus exercícios de inteligência, chegaram a conclusão que, para saber o que seus concorrentes estão fazendo e obtendo sucesso em seus negócios, resolveram sair a campo para pesquisas e tornando assim, o processo mais completo e competitivo.


 As vantagens no Benchmarking: é possível fazer, através de um estudo prévio, quais são as falhas do processo de produtos e serviços a fim de identificar onde está ocorrendo o erro e porque o trabalho de um concorrente está sendo mais satisfatório que o seu. Possibilidade de identificação prévia do problema antes de sair a campo para a realização do estudo.

Desvantagens: ao realizar o Benchmarking externo, é preciso definir bem a metodologia de pesquisa/parceria para que não haja sentido de especulação ou espionagem e sim parcerias para aprendizagem, respeitando todos os princípios de ética e conduta e suas etapas do processo.



2 comentários:

  1. Existe 5 bons motivos para fazer Benchmarking: estabelecer diferença padroes mais altos,aprendizagem continua,sinergia de ideias e foco na performance.
    Em nossa empresa “Doce Criação”, foi implantada a Benchmarking Interno, pois assim planejamos e identificamos as áreas e os processos a serem melhorados e assim desenvolver os projetos destinados ao publico alvo da empresa, junto introduzimos o Benchmarking Genérico processo que aborda uma função ou tarefa e na nossa empresa foi um resultado bom pelo fato de acompanhar a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.A ultima tipologia de Benchmarking implantada na empresa foi a Funcional porque está direcionada à um analise especifico como as de nossas embalagens,vendas.

    ResponderExcluir
  2. O Benchmarking é uma importante ferramenta no qual a organização compara seu desempenho com a de outra e com isso ela procura imitar outras empresas, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros,que façam algo de maneira particularmente bem feita.
    Seu objetivo principal é a busca de melhores práticas da administração, como forma de identificar e ganhar vantagens competitivas.
    As melhores práticas podem ser encontradas nos concorrentes, ou numa organização qie esteja hum ramo completamente diferente de atuação.

    Fonte: Teoria Geral da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano.
    Gisele Lopes Gonçalves

    ResponderExcluir