Apontamento das soluções para os problemas mais críticos de aplicação do TQM
- Participação efetiva do presidente da empresa; total envolvimento do gestor da empresa no processo da gestão da qualidade.
- Foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins; produtos de qualidade para que haja satisfação do cliente sem ocasionar gastos desnecessários para a correção do processo produtivo.
- Ligação dos objetivos do TQM com os objetivos estratégicos da empresa, definidos de forma clara e bem divulgados; sistemas com definições claras, objetivas e bem organizadas para a execução do processo produtivo.
- Uso intensivo do Benchmarkting - comparação com os melhores; verificação das empresas em relação às demais para tornar o produto mais concorrente.
- Entendimento e atendimento das necessidades dos diversos stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo ) - atores organizacionais; satisfação do cliente interno e externo.
- Atenção prioritária aos processos críticos, que geram impactos e ligação do sistema de recompensa aos objetivos organizacionais e do programas de TQM.
Fonte: PLT 148
Nenhum comentário:
Postar um comentário