quarta-feira, 7 de março de 2012

Apontamento das soluções para os problemas mais críticos de aplicação do TQM

  • Participação efetiva do presidente da empresa; total envolvimento do gestor da empresa no processo da gestão da qualidade.


  • Foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins; produtos de qualidade para que haja satisfação do cliente sem ocasionar gastos desnecessários para a correção do processo produtivo.


  • Ligação dos objetivos do TQM com os objetivos estratégicos da empresa, definidos de forma clara e bem divulgados; sistemas com definições claras, objetivas e bem organizadas para a execução do processo produtivo.


  • Uso intensivo do Benchmarkting - comparação com os melhores; verificação das empresas em relação às demais para tornar o produto mais concorrente.


  • Entendimento e atendimento das necessidades dos diversos stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo ) - atores  organizacionais; satisfação do cliente interno e externo.


  • Atenção prioritária aos processos críticos, que geram impactos e ligação  do sistema de recompensa aos objetivos organizacionais e do programas de TQM.
Fonte: PLT 148

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