quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reengenharia

Resposta a questão 1

Pesquise outras definições de Reengenharia que não foram apresentadas neste capitulo.

Segundo Antonio Amaru Maximiano, em sua obra Teoria Geral da Administração, ele explica que a Reengenharia firmou-se como uma proposta de redesenhar a organização em torno de seus processos, para torná-la mais ágil e eficiente e ainda cita Moreira (1994) que dá uma definição bem clara: “Fazer Reengenharia é reinventar a empresa, desafiando suas doutrinas, práticas e atividades existentes, para, em seguida, redesenhar seus recursos de maneira inovadora, em processo que integram as funções departamentais. Esta reinvenção tem como objetivo aperfeiçoar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade”.

 Resposta a questão 3.
Quais as principais implicações na escolha dos membros que formam as equipes de Reengenharia? Por que isso acontece?
A falta de comprometimento, de conhecimento e esforço é umas das principais implicações na escolha dos membros da equipe para realizar a Reengenharia.
Ela não pode ter influencia sobre a estrutura organizacional atual e deve ser de preferência uma equipe externa ou por pessoas que trabalham recentemente no ambiente. Este grupo, que deve ser pequeno, e todos seus membros devem ser tecnicamente completos e experientes e conhecedores do sistema de informação, tendo como maior desafio a consciência das dificuldades que passarão pela a avaliação dos processos e, especialmente, na proposta de mudanças deles, o que pode em muitos casos, achatar a estrutura e, com isto, eliminar funções.
A Liderança deve ser temporária, exercida por alguém que tenha uma visão geral da organização, com as seguintes características: FORTE, no sentido de superar as dificuldades de conduzir um projeto de Reengenharia, tendo o respaldo total da alta administração, sabendo incentivar e motivar as pessoas; AGRESSIVO, tendo a visão para formar sua equipe com as pessoas mais adequadas, tendo comando e sabendo disseminar informações; COMPROMETIDA, ter envolvimento com a proposta, ambição, disposição e capacidade para superar frustrações; TER CONHECIMENTO, ser capaz de elaborar, realizar e controlar o projeto, conhecendo assim efetivamente a definição de Reengenharia.
Gisele Lopes - RA. 1099575103.

7-Explique as fases do gerenciamento de projetos e discuta sua importância para as organizações.
As fases do gerenciamento de projetos são iniciação que envolve a autorização dos projetos ou fase; Planejamento que trata do conjunto de atividades que devem culminar na elaboração de um plano completo de ação, visando o alcance dos objetivos definidos para os projetos. As atividades que compõe o processo de planejamento são: desenvolvimento do plano de projetos, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, definição de atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma, planejamento organizacional e dos recursos, estimativa e orçamento de custos, planejamento da qualidade e das comunicações, montagem de equipe, planejamento da gerencia de risco, identificação de risco, analise qualitativa e quantitativa dos riscos; Execução que envolve a coordenação de pessoas e outros recursos para a realizar o plano definido anteriormente.As atividades que auxilia na realização efetiva do projeto são:execução do plano do projeto,garantia da qualidade,desenvolvimento de equipe,distribuição das informações,pedido de propostas,seleção de fornecedores e a seleção dos contatos;Controle que é relacionado ao conjunto de atividades necessárias para a verificação da conformidade do plano de ação definido anteriormente,as atividade que compõem esse processo são: controle integrado de mudanças,verificação de escopo,controle de cronograma de custo e de qualidade,relato de desempenho  e controle e monitoração dos riscos; e por ultimo Encerramento que formaliza a aceitação do projeto e o encerramento de uma forma organizada,documentando resultados e históricos.
A importância do gerenciamento de projetos para as organizações e sé que por essas fases de um projeto, é a sistematização permitida que serve como ponto de inicial para as organizações que querem sempre  melhor seu desempenho por meio de gerenciamento de projetos,dessa maneira os pontos fracos e fortes podem ser facilmente detectados.

Francine Cunha RA 3227016853

5- Discuta as definições dadas ao termo Projeto.
Para Tuman (1983) uma organização de pessoas que buscam atingir um propósito, ou seja, objetivo específico, e que envolvem dinheiro, e alto risco que tem que ser completado numa data especifica com uma expectativa de desempenho. Já no Isso 1006(1997) é um processo único, com coordenadas para alcance do objetivo, incluindo limitações de tempo custo e recursos.
E para Slack ET AL.(2002) é um conjunto que tem um ponto inicial e final uma meta definida e conjunto de recursos. Para o PMI –(PMBOK, 2000) Pode ser definido, em termos de suas características distintivas, sendo um empreendimento temporário feito para criar um produto ou serviço único.
O termo Projeto tem varias definições pelos autores mencionados na PLT 148, mas todas tem uma determinação, um objetivo, um propósito porque todas as organizações querem algo há mais para sua empresa, como as inovações que a cada dia são mais rápidas.
Em todas as definições descritas buscam atingir uma meta, um objetivo; e para isso requerem tempo, custo e recursos sejam em mais ou menos tempo,custo e recursos.
8 – Por que os fundamentos da reengenharia são utilizados ate hoje mesmo sendo veementes criticados?
Porque ela aparece como divisor de águas - antes da reengenharia (quando as empresas eram gerenciadas com base nas tarefas e os clientes não tinham importância) e depois da reengenharia (quando esses clientes ganham tamanha importância para o melhoramento do desempenho organizacional da empresa com uma visão ampla de seus processos que permite corrigir os pontos fracos da empresa).
Milliene Geziane RA 3226023123

Um comentário:

  1. Petrozzo e Stepper (1996), afirmam que, em razão da falta de compromisso dos gerentes e das indiferenças das pessoas, muitos programas de Qualidade Total não atingiram êxito.
    A reengenharia surgiu no naquele momento, em que as organizações, antes de implantar novos modelos, necessitavam promover uma reestruturação radical. Segundo Currid (1995), Reengenharia é o ato de analisar e modificar os processos da empresa, permitindo a criação de uma nova organização, muito melhor que a antiga.
    Petrozzo e Stepper (1996) defendem que a Reengenharia é a modificação, ao mesmo tempo, de processos, organizações e sistema de informações de apoio, com objetivo de conseguir melhoria, radical, no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação dos clientes.
    As vezes, a proposta de Reengenharia é confundida com simples melhorias, sendo que Reengenharia significa uma nova estrutura organizacional, em que todos os processos sejam avaliados, na busca de fases dispensáveis, melhorando o desempenho organizacional, fazendo um desenho organizacional totalmente novo e diferente.
    Chiavenato acrescenta que a Reengenharia está fundamentada em quatro termos:
    1 – Fundamental – redução ao essencial;
    2 – Radical – renovação, adoção de novos procedimentos;
    3 – Drástica – despreza o que existe e substitui por novas tarefas de trabalhar, e;
    4 – Processos – foco nos processos e não nas tarefas. Tendo como as principais características:
    a) Coordenação das atividades, estruturadas em tempo e espaço; sequencia lógica na realização das atividades;
    b) O objetivo de produzir um bem ou um serviço;
    c) Definições de imputs (entrada); recursos transformados ou que irão auxiliar na transformação dos recursos do processo;
    d) Definição clara dos outputs (saídas); recursos transformados, isto é, resultado final;
    e) Definições das técnicas e ferramentas que irão transformar imputs em outputs;
    f) Finalidade de agregar valor aos imputs;
    g) Resultado em um produto ou serviço para um cliente.
    Na Reengenharia, as equipes do projeto devem ter muito claro, o proposito do programa, conhecer suas responsabilidades e ter acesso a todas as informações necessárias.
    Uma das ferramentas que a Reengenharia utiliza para atingir seus propósitos é, de forma resumida, uma busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas (Maximiano, 2005, p.476).
    A necessidade de inovar os processos, produtos ou serviços acabam se tornando determinante para conquista de vantagens competitivas.
    Também é necessário empenhar esforços em formar uma equipe comprometida com o processo de reinvenção organizacional, devendo atribuir uma pessoa para a liderança e, depois, formar equipe que desenvolverá o projeto de Reengenharia.
    A liderança deverá ser:
    • Forte;
    • Agressiva;
    • Comprometida;
    • Com conhecimento.
    Para formar a equipe, após a definição da liderança, surge novo desafio, pois os integrantes da equipe de Reengenharia devem estar conscientes das dificuldades pelas quais passarão na avaliação dos processos e, especialmente, na proposta de mudanças deles. A equipe deve ser pequena, com o máximo possível de habilidades, e ainda, aconselhável, que elas não tenham influencia na estrutura organizacional.
    Para aprimorar um processo, deve-se fazer sua analise, identificar seus pontos fracos e propor um desenho ou formato mais eficiente. O processo redesenhado é monitorado, para que novas oportunidades de aprimoramento sejam identificadas (Maximiano, 2005,p476).
    Fases do projeto
    • Iniciação;
    • Planejamento;
    • Execução;
    • Controle;
    • Encerramento.
    Pela sua característica de trazer à tona ineficiências e, consequentemente, indicando as pessoas responsáveis por essa deficiência administrativa; e também pela aplicação equivocada da tecnologia pelas empreses, como uma oportunidade de fazer demissão em massa, a Reengenharia foi e ainda é criticada.

    ResponderExcluir